quarta-feira, 2 de maio de 2012 às 11:12 Postado por Leonardo Peixe 14 Comments

Acompanho quadrinhos de super-heróis há quase 20 anos.  A Marvel foi quem me atraiu para o mundo de poderes e roupas coloridas.  Muito devido aos seus personagens vicerais e polêmicos como os X-Men.  Daí para os outros gibis da editora foi um pulo fácil.  E dessa para a rival DC Comics também foi moleza.  E o quê a minha intimidade com as HQs tem a ver com o filme "Os Vingadores"?  Tudo!


O diretor Joss Whedon conseguiu juntar em 2h22 minutos absolutamente as melhores referências do que já vi (e li) nos quadrinhos durante toda a minha jornada no universo dos balões.  E foi além!  O criador da "Buffy - A Caça Vampiros" faz do longa da equipe da Marvel uma reverência à Cultura Nerd.

O longa é um projeto audacioso que concentra grandes heróis da Casa das Ideias em um único filme. Portanto, deve obedecer de imediato a uma regra:  quando dois (ou mais) heróis se encontram, eles não se dão bem.

Temos ótimos embates ideológicos entre o Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr).  O Bandeiroso questiona se Tony Stark é realmente um herói sem armadura.  O gênio, playboy, bilionário e filantropo (como ele mesmo diz) retruca dizendo que Steven Rogers é uma lenda graças a um experimento de laboratório.


Porém, nos longas solo de cada um dos personagens fica evidente que suas forças estão além dos poderes que ganharam.  São suas personalidades, ideais e altruísmo que alimenta suas vontades de fazer o bem e ajudar o próximo.

Voltando às regras, Whedon também obedece uma lei de ouro dos crossovers.  Quando heróis se encontram deve ter um quebra-pau.  E que porradaria!

Thor (Chris Hemsworth) contra Homem de Ferro!  Uma das melhores cenas de luta do filme.  O diretor se atém às características de cada um dos heróis em combate.  Portanto, ele dá relevância não ao favoritismo do público (como acontece muito nos gibis).  Prepare-se para uma cabeçada épica durante a batalha (postamos até um vídeo aqui)!

Josh também investe bastante em ângulos bem quadrinisticos.  Câmeras dentro de um carro com o vidro quebrado ou o Capitão enquadrado em um retrovisor de uma moto caído no chão.

As poses clássicas dos heróis também estão presente!  A equipe em formação antes da batalha, Thor segurando o martelo cheio de estilo, Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) garboso com seu arco e flecha, Tony Stark com um drink (hehehehehe).


Um preocupação dos fãs era se o tempo de tela de cada um dos super-heróis seria bem dividido. A resposta é SIM!  Cada um tem seu momento de brilho.  Entretanto, sabiamente, o diretor deixa as melhores cenas para Stark.  Afinal, Downey Jr. é a estrela do elenco e seu talento deve ser prezado.

A entrada de Mark Ruffalo como a terceira encarnação cinematográfica de Bruce Banner / Hulk não chega a ser uma adição, mas o ator se comporta bem no papel.  Ele faz exatamente a mesma cara em todos os seus filmes e não é diferente em "Os Vingadores".  Seus melhores momentos são transformados na criatura esmeralda digital.


Cara, desta vez o Hulk esmaga MESMO!  Dá muita porrada em alienígena e principalmente um belo supapo no vilão Loki!  Outra cena épica!

Falando no bicho ruim, Tom Hiddleston está bem mais à vontade na pele do irmão de Thor.  Loki agora está tomado pela sede de vingança e sua loucura está estampada em cada olhar, fala e até no porte cênico do ator.  Sua melhor cena é o encontro com a Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Outra pulga atrás da orelha dos fãs era a identidade dos alienígenas.  Seriam eles os Skrulls ou os Kree?  Na verdade, eles são os Chitauris, seres que habitam o espaço na versão Ultimate (ou Millenium, aqui no Brasil), um universo paralelo às séries regulares da Marvel.  Eles seriam os skrulls dessa realidade.  Vale lembrar que os filmes são bastante inspirados na linha Ultimate e que a 20th Century Fox possui os direitos cinematográficos do nome "Skrull".


A aventura é permeada por momentos de ação e humor.  Ambos usados de forma bem equacionada.  O roteiro apresenta piadas sobre a força dos deuses e a relação entre Thor e Loki, uma gag (comédia corporal) pós-luta entre Hulk e Thor (muito boa, por sinal) e o Capitão América tentando entender as referências dos diálogos à Cultura Pop.  Hilário!

É justo nesse último ponto que Whedon, nerd de carteirinha, destila seu conhecimento sobre games, filmes, literatura e música.  Ele brinca com um agente da sisuda S.H.I.E.L.D. jogando uma partida de Galaga (game clássico de naves) e com Stark chamando o Gavião Arqueiro de Légolas (o elfo arqueiro de "O Senhor dos Anéis").

"Os Vingadores" é um excelente e empolgante mini-universo nerd expandido em tela grande!  Repleto de ação, humor, charme e principalmente referências Pop.  O diretor transforma em realidade o sonho de gerações que acompanham os quadrinhos.  O respeito à mitologia dos super-heróis e a fidelidade ao material original (com suas adaptações, claro) estão aliados a um visual estonteante.

Obrigado, Josh Whedon, por cuidar com carinho de personagens que fazem parte do meu imaginário há tantos anos.  E mais, valeu pelas muitas cenas que não saírão da minha cabeça!  Inclusive, aquela do pós-crédito! ;)

Nota:


14 Responses so far.

  1. Você falou tudo nesse post meu amigo, essas 2h 22m foram adicionadas as melhores que eu já vi no cinema. E eu nunca vi um vilão tão bem interpretado como o Loki, perfeito, o seu discurso sobre a "liberdade" onde a humanidade tem em sua natureza ser dominada, é um caso a se pensar após o filme!
    Vlw Leo, abraços.

  2. Valew, Diogo!! Certamente a ideologia de Loki vem de sua natureza conquistadora dos Gigantes de Gelo.

    O discurso sobre a "verdadeira libertdade" da humanidade já foi debatida tbm em "Matrix" e em "V de Vingança" (principalmente nos quadrinhos). Todos os aparelhos ideologicos que o Estado nos impõe (religião, segurança, consumo) nos confere uma falsa impressão de liberdade.

    Na verdade estamos condicionados a seguir um sistema frígido e implacável. Ou podemos lutar para quebrá-lo.

    Abração!

  3. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I'm going to watch out for brussels. I'll appreciate if you continue this in
    future. A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!
    Here is my webpage :: total gym coupon

  4. Hmm is anyone else encountering problems with the images on this
    blog loading? I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.

    Any suggestions would be greatly appreciated.
    Also see my web page :: outdoor tent

  5. I for all time emailed this webpage post page to
    all my associates, because if like to read it next my contacts will too.


    My blog - interviews

  6. Hi there, I check your blogs daily. Your humoristic style is witty,
    keep doing what you're doing!

    Here is my web site: best coffee maker

  7. Wow, marvelous weblog structure! How long have you ever been running a blog for?
    you make running a blog glance easy. The total glance of your website is wonderful,
    let alone the content material!

    Also visit my blog post; las vegas dj

  8. Hiya! I know this is kinda off topic nevertheless I'd figured I'd ask.

    Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa?

    My site goes over a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!


    My web page ... http://www.besttextbasedgames.com/

  9. You really make it seem so easy with your presentation but I
    find this matter to be actually something that I think I would never understand.

    It seems too complicated and very broad for me. I
    am looking forward for your next post, I'll try to get the hang of it!

    my site ... Modcloth coupon

  10. Pretty! This was an incredibly wonderful post.

    Many thanks for supplying this info.

    Also visit my blog post; jnmassage.info

  11. I am really grateful to the owner of this web page who has shared this impressive article at at this time.


    My web-site hotgirlsexcam.com

  12. What i do not realize is in truth how you're not actually a lot more neatly-appreciated than you might be right now. You're so intelligent.
    You understand therefore significantly in the case of this
    topic, made me in my view believe it from so many various angles.
    Its like men and women aren't interested until it's something to do with
    Lady gaga! Your own stuffs nice. Always maintain it up!

    Feel free to surf to my website ... www.teenpornpost.com

  13. Excellent blog you have here but I was curious about if you knew of any user discussion forums that cover the same topics talked about in this
    article? I'd really love to be a part of group where I can get advice from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Bless you!

    My weblog; spanish porn

  14. Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this post and also the rest of the
    website is also really good.

    Take a look at my weblog ... porn vip (http://mumblesjetskiclub.co.uk)

    Perfil

    Minha foto
    Jornalista especialista em cultura pop principalmente cinema.

    Frequentadores