A garotada que curte o seriado “Malhação ID” nem imagina como as antigas roqueiras deram duro para que as tais meninas da banda fictícia “The Lícias” enfeitassem os fins de tarde da Rede Globo. Em meados dos anos 1970, as componentes da “The Runaways” encararam a fúria masculina que dominava o cenário rock mundial e formaram o primeiro grupo de sucesso totalmente composto por mulheres. Ou seriam adolescentes? Bem, o que importa é que a banda recentemente ganhou uma cinebiografia que será lançada em agosto nos cinemas.

Para dar vida às personalidades fortes da vocalista Cherie Currie e da guitarrista e líder da banda Joan Jett foram escolhidas duas atrizes de apelo junto aos jovens da atual geração: Dakota Fanning e Kristen Stewart, respectivamente. A primeira praticamente cresceu com os jovens que irão assistir “The Runaways” tendo estrelado uma porção de filmes infantis como “A Menina e o Porquinho” e “O Gato”. Porém, Dakota já demonstrou ainda pequena talento e versatilidade atuando tanto no terror “O Amigo Oculto” quanto no drama “Uma Lição de Amor” sendo considerada uma das melhores atrizes mirins de seu tempo.

Desta vez, a menina cresceu e aceita o desafio de mostrar para o público que pode ir além do que já fez. Ela interpreta a adolescente “chave de cadeia” também conhecida como Cherry Bomb que canta numa banda de rock, usa drogas e tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. Mais uma vez, a ex-garotinha chama todos os holofotes para si eclipsando (sem trocadilhos) a sua companheira de cena.

Kristen Stewart é a nova estrela em ascensão em Hollywood. Protagoniza a adaptação para as telonas do grande sucesso literário “A Saga Crepúsculo” e vem estampando capas de revistas e sites sobre a mitologia dos vampiros de Stephenie Meyer. Apesar da fama, Kristen ainda não se provou uma boa atriz e esse é o seu desafio em “The Runaways”.

Na pele da forte Joan Jett, cujo hit “I Love Rock N’ Roll” já foi tocado até recentemente no game “Guitar Hero”, ela se esforça ao máximo para sair do estigma da doce Bella Swan, mas não vemos um trabalho de encher os olhos. Falta energia, garra, pulso firme, talvez um pouco de atitude Rock à Stewart. Nem o beijo entre ela e Fanning convenceu.

Correndo por fora no elenco, Michael Shannon merece destaque como o empresário Kim Fowley. A atuação de Shannon é energia pura. Seu papel no filme é mais ou menos como o da diretora Floria Sigismondi, injetar nas adolescentes Currie e Jett a adrenalina e o escracho do rock. O interessante é que Fowley atingiu o seu objetivo e lançou suas meninas ao estrelato, enquanto a cineasta ficou devendo...

Sigismondi conduz a história focando mais na relação entre as duas garotas à frente da banda deixando de lado até a biografia da banda em si. A cineasta, que já dirigiu inclusive clipes do ícone dos anos 70 David Bowie, tenta dar um clima quase documental na fotografia do longa. Temos uma imagem desbotada, um pouco suja, que tenta imitar o visual de “Christiane F.”, filme que retrata de forma crua o submundo das drogas.

No final, “The Runaways” marca o crescimento de Dakota Fanning não só como pessoa, mas como atriz. Ela mostra que está pronta para grandes desafios. Enquanto Kristen Stewart prova que tem coragem para inovar, mas que ainda falta amadurecer na arte da interpretação.

Pena que o longa seja apenas um drama centrado em Cherie Currie e Joan Jett, que “por acaso” fizeram uma banda totalmente feminina que influenciou outras gerações e deu origem a L7, Hole e outras tantas. Faltou um pouco de ousadia à diretora Floria Sigismondi que, desde a escolha do elenco, parecia estar mais preocupada em conseguir uma classificação etária amena e conquistar o público adolescente. De fato, ela conseguiu e as discípulas das The Lícias e os fãs de Crepúsculo certamente vão querer conferir “o filme com a atriz que faz a Bella”.

____________________________________________________________________________

Título Original: The Runaways
Direção: Floria Sigismondi
Elenco: Kristen Stewart, Dakota Fanning, Stella Maeve, Michael Shannon
Duração: 106 min
Ano de Produção: 2010
Estréia: 20 de Agosto de 2010
Nota:

0 Responses so far.

    Perfil

    Minha foto
    Analista de Sistemas, jornalista, fã de Star Wars e cultura NERD.

    Frequentadores