quarta-feira, 9 de junho de 2010 às 20:30 Postado por Leonardo Peixe 0 Comments

Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por um crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros, Soldados da Fortuna.”

Assim começava o famoso seriado “Esquadrão Classe A” exibido todas as sextas à noite de 1984 a 1986 aqui no Brasil. A história contada nesse trecho de exatos 25 segundos da abertura é o que testemunhamos durante os 117 minutos do novo longa baseado na série. E quer saber? Cada segundo vale a pena!

O longa dirigido e co-escrito por Joe Carnahan (A Última Cartada) respeita toda a mitologia da turma comandada por Hannibal Smith. O cineasta/roteirista também consegue dar um upgrade ao seriado e explica de forma divertida algumas manias do macho man B.A. Baracus.

Lá está o charuto constante na boca de Hannibal (Liam Neeson) e sua mente afiada para bolar planos. O charme irresistível do Cara-de-Pau (Bradley Cooper) com as mulheres e o jeito esperto de conseguir equipamentos e informações. A loucura insanamente engraçada de Murdock (Sharlto Copley, perfeito) junto com o talento impecável de pilotar uma aeronave. E, claro, a marra infantil de B.A. (Quinton ‘Rampage’ Jackson) e a sua tara por pilotar motos e seu furgão clássico. Por sinal, descobrimos de onde veio o medo de voar de B.A. que tanto no seriado (imortalizado por Mr. T) quanto no filme precisa ser dopado para entrar em um avião.

Rampage Jackson não faz feio na pele do gigante de moicano e respeita o legado de Mr. T. O visual impactante e que mete medo nos bandidos é contrastado com a ingenuidade do personagem em alguns momentos. Sim, antigos apreciadores do seriado! O B.A. continua o mesmo. Porém, o novo interprete consegue dar a sua própria leitura e não se restringe a imitar Mr. T.

Aliás, todo o elenco está super entrosado. Cada ator tem o tempo certo de tela para desfilar seu talento. Neeson brilha já de início com a fantástica cena de abertura que mostra a reunião dos membros do esquadrão. Cooper tem o seu grande momento no final com um plano que consegue quase se igualar aos de seu chefe Hannibal. Mas a grande surpresa fica por conta de Sharlto Copley.

O artista sul-africano rende momentos cômicos com seu Murdock “Louco de Pedra”. A fuga de seu personagem de um hospício na Alemanha é uma das partes mais hilárias! Ela brinca com um recurso bastante utilizado nas salas de cinemas atualmente, o 3D.

Mas não é só o tom de humor, herdado do show original, que faz parte da diversão. As cenas de ação são muito bem trabalhadas e empolgantes, embaladas por uma edição interessante.

Enquanto Hannibal conta o seu plano para a equipe, por exemplo, somos jogados em alguns cortes entrelaçados já para o campo de batalha. Assim somos poupados de ver tudo o que foi dito sendo executado. Outra cena bastante peculiar (para não dizer mentirosa) é a perseguição de avião que culmina com o Esquadrão Classe A em um tanque de guerra em pleno ar!

O filme tem suas mentiras, como a incrível sorte de Hannibal em encontrar, por acaso, dois membros de um grupo de elite do Exército estadunidense (o Ranger) no mesmo dia e no momento certo. Porém, elas não estragam tanto a diversão e o andamento da história.

As situações do seriado foram adaptadas para os tempos atuais. Como o caso dos Ranger que desta vez não são ex-combatentes do Vietnã, mas sim da Guerra do Iraque. Também não vemos o coronal vivido por Liam Neeson em disfarces ridículos como antigamente. Carnahan preferiu dar um estilo mais realistas aos personagens na nova versão. Porém, o furgão de B.A. é o único que continuou exatamente do mesmo jeito!

“Esquadrão Classe A” é o tipo de filme pipoca que diverte muito com doses de humor e adrenalina. O elenco em sintonia, uma boa edição e direção e o respeito à essência dos personagens e da mitologia da série fazem do longa um excelente upgrade do material original. Apesar das mentiras e de algumas situações previsíveis, aguardemos desde já a esperada sequência!

____________________________________________________________________________

Título Original: The A-Team
Direção: Joe Carnahan
Elenco: Liam Neeson, Bradley Cooper, Quinton 'Rampage' Jackson, Sharlto Copley, Jessica Biel
Duração: 117 min
Ano de Produção: 2010
Estréia: 11 de junho de 2010
Nota:

0 Responses so far.

    Perfil

    Minha foto
    Jornalista especialista em cultura pop principalmente cinema.

    Frequentadores