terça-feira, 25 de maio de 2010 às 12:01 Postado por Leonardo Peixe 0 Comments

Ano: 1977.  Dia:  25 de maio.  O mundo NERD estava sendo alterado para sempre.  Pela primeira vez na História, os olhares atentos da platéia testemunharam o nascer de uma saga que conquista seguidores até hoje.  Na escuridão do cinema, surgia na telona a frase que daria o primeiro passo para elevar a nerdice aos confins do espaço:

"Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante"

Ao se apagar, entraria a famosa trilha de John Williams e, junto com a música, a logo de STAR WARS seguido do letreiro que mostrava que a história da família de Luke Skywalker e Léia Organa já estava na metade.

Mais tarde, o filme ganharia o subtítulo de "Episódio IV - Uma Nova Esperança" corroborando a idéia de que algo teria acontecido antes dos eventos mostrados no filme.

A ópera espacial de George Lucas é uma das maiores influências não só do mundo nerd, mas na cultura POP em geral.  Frases, personagens e situações passadas da hexologia são referenciadas em outros filmes, livros, animações, pinturas, exposições de arte entre outras categorias.  Recentemente, diversos artistas deram o seu olhar peculiar sobre o capacete do vilão Darth Vader e colocaram as obras em leilão na Filadélfia, EUA.



Todo nerd que se preze coloca Star Wars em sua lista de filmes favoritos, tem ao menos algum item sobre a saga ou mesmo uma roupa baseada no seu personagem favorito.  Confesso que tenho Legos, bonecos, livros, gibis, camisa, sabres de luz, relógio do Darth Maul e até uma fantasia do Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi que vesti no Carnaval de Olinda, Pernambuco. 

Mas isso ainda é pouco diante de outros nerds.  No ano passado, um britânico casou vestindo a armadura de Vader, pediu para os padrinhos irem vestidos como algum personagem e ainda usou as músicas da saga durante a cerimônia (leia aqui).  Já Luke Kaye tatuou as costas toda em homenagem à franquia (veja aqui).

Esse frenesi em torno da mitologia criada por Mr. Lucas também deu origem ao Dia do Orgulho Nerd!  E adivinha a data em que ele é comemorado?  Justamente no dia da estréia de "Uma Nova Esperança"!

Segundo o Wikipédia, o Orgulho Nerd nasceu na Espanha em 2006 e é uma criação do matemático e blogueiro John Derbyshire.  Em 2008, a ação atravessou o Atlântico e veio parar nas Américas.

Então, façamos um brinde à todos os nerds!  Que colecionar bonecos, gibis e assistir desenhos animados não seja chamada de "coisa de criança".  Que ficar em casa jogando videogame seja considerado uma terapia.  Que os cosplays sejam vistos como expressão de arte.  E que Star Wars viva para sempre!

Que a força esteja conosco!


0 Responses so far.

    Perfil

    Minha foto
    Analista de Sistemas, jornalista, fã de Star Wars e cultura NERD.

    Frequentadores